Doença: Calázio

Calázio é um cisto na pálpebra, causado pela inflamação das glândulas de Meibômio e não é produzido por bactérias.

Apresenta inchaço, dor na pálpebra, fotofobia e lacrimejamento. Mesmo quando deixa de ter sinais inflamatórios, ele pode permanecer na pálpebra como granuloma, que aumenta ou diminui de tamanho quando a secreção produzida pela glândula não consegue ser eliminada. Peles oleosas ou situações que favorecem a oleosidade excessiva,como acne rosácea ou blefarite, bem como alguns tipos de erros refracionais (que devem ser pesquisados) facilitam o aparecimento do calázio.

O calázio pode ser confundido com hordéolo, que pode ter nomes populares como terçol, viúvo, prego ou belezinha, dependendo do local no país. O hordéolo é uma inflamação das glândulas Zeis e Mol, a qual aparece na borda da pálpebra perto dos cílios com sinais típicos de infecção bacteriana (dor, calor e avermelhamento) e geralmente drena e desaparece sozinho.

Calazio

Complicações

Um calázio grande pode causar astigmatismo por pressionar a córnea. Algumas pessoas podem ter hipopigmentação da pele se há injeção de corticosteróides no local. Aparecendo recorrentemente no mesmo local, o calázio pode estar ligado a neoplasias.

Sintomas

O calázio tende a desenvolver-se mais comumente nas bordas palpebrais e tende a "apontar"para o interior da pálpebra. Em alguns casos, pode causar uma inflamação aguda de toda a área.

Tratamento

O tratamento é feito por um dos métodos citados abaixo, ou por uma combinação destes.Compressas mornas aplicadas sobre a pálpebra fechada e com um pano limpo umedecido emágua morna durante 5 a 10 minutos, por 3 ou 4 vezes ao dia. Em geral, desaparece em algumas semanas.

  • Injeção de esteróides podem ser eficazes quando persiste um nódulo pequeno após
  • a realização das compressas mornas.
  • Excisão cirúrgica: um calázio de grande tamanho o qual não respondeu a outros
  • tratamentos pode ser removido cirurgicamente uma vez que a inflamação inicial já
  • tenha diminuído.

Complicações

Um calázio grande pode causar astigmatismo devido à pressão na córnea. O astigmatismo irá se resolver com a resolução do calázio.

 

voltar

 

Exames

Saiba mais sobre os exames e procedimentos computadorizados realizados em nossa clínica.

Doenças

Entenda melhor as doenças mais comuns.

Contato

Agende uma consulta!

 

Agende sua consulta! contato@institutodeolhosdebrusque.com.br